terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O "ali" da Terra do Nunca


Mineiro tem uma coisa que irrita até os próprios mineiros mais pacientes.

E o tal do “ali”.

Vamos "ali" comigo?



É logo "ali"!!

O "ali" de mineiro nunca é o "ali" do resto do mundo.

Quando um mineiro diz, vamos "ali" comigo. Meu amigo, se prepare porque você vai andar pra caray. É, com raras exceções, muito longe o tal do ali.

Encontrei uma amiga minha outro dia na Savassi e ela me pediu para ir "ali" com ela. Caminhando. Subimos a Avenida Cristóvão Colombo, passamos pela Praça da Liberdade, descemos a Rua João Pinheiro, pegamos a Avenida Afonso Pena, chegamos à Praça Sete e descemos a Rua Carijós. De ônibus, gasta-se uns 30 minutos e ela para justificar a caminhada de 8 km: “Não é longe. É logo ali.”

As mães mineiras usam muito este artifício para amenizar a situação quando elas mandam os filhos fazer alguma coisa para elas... elas sabem que eles vão reclamar da distância, mas mesmo assim: “Oh filho, vai ali pra mim. Na casa de fulano e busca uma costura lá.” Repararam que elas acabam se contradizendo na mesma frase? Ali e lá. Mas todos os filhos mineiros acreditam sempre na primeira opção. Hora por tentar convencer o cérebro de que é um lugar perto, hora por fazer a vontade da mãe, hora por crédito, por saber que algum dia ele terá que usar este mesmo argumento para pedir a ela que o leve "ali" a algum show.

Mineiro quando vai buscar queijo “na casa do vizinho”, ele diz: Vou ali na fazenda de fulano pegar queijo. Nisso o cachorro que foi acompanhando o dono, volta na metade do caminho da ida, com a língua pra fora, bebe água e vai deitar para descansar.

Mineiro sai de férias, viaja e quando lhe perguntam para onde ele foi, ele sempre responde: "Fui ali pescar no Rio Amazonas."

Se fosse um mineiro que houvesse feito a cartografia do Caminho das Índias, certeza que os portugueses teriam chegado a Marte.

E todo mineiro é assim.

Se algum mineiro te convidar para ir "ali" com ele, pense: Se você disponibilidade de horário, ótimo! Vá sem questionar. Se não, pergunte a ele onde exatamente é o "ali" que ele está te convidando a ir.



Porque mineiro tem uma percepção muito diferente de distância. Destoante de qualquer tipo de medida já inventada.

 

2 comentários:

  1. mano...

    vc não sabe como me diverti lendo isso! mineiro é bicho bão demais da conta.

    ResponderExcluir
  2. kakakakakakakakakakaka... Pois é. Vá se acostumando. :-)

    ResponderExcluir

Cuéntame.

Eu já...

... corri de boi bravo. ... fui embora querendo ficar. ... deixei de fazer coisas por medo de perigo que só existia na minha cabeça. ... vol...